2020 ficou marcado pelo início de uma transição digital que pretende marcar o campo da faturação. A faturação eletrónica chegou para impactar as empresas através da simplificação e desmaterialização de processos outrora demasiado burocráticos – emitir, assinar, organizar e enviar faturas em papel.
Agora, as vantagens são inegáveis: a eficiência é cada vez maior e os custos associados à faturação são reduzidos significativamente. Contudo, esta otimização da gestão financeira das empresas impulsionada pela faturação eletrónica traz muitas mais vantagens para os negócios.
O que é a faturação eletrónica?
Muitas vezes interpretado como uma simples fatura em PDF, a faturação eletrónica é muito mais do que uma mera digitalização de um documento. É fundamental que cumpra um conjunto de requisitos.
Trata-se de um documento comercial semelhante a uma fatura convencional em papel, cuja principal vantagem é a de chegar instantaneamente ao consumidor em formato eletrónico.
A sua autenticidade é garantida através da sua emissão por um software certificado, geralmente em PDF ou XML, e pela inclusão da assinatura digital. Assim, está garantida a mesma validade de um documento em papel e permite uma troca mais célere da informação.
Leia o artigo completo em:
https://pt.primaverabss.com/pt/blog/faturacao-eletronica-vantagens/