O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre fraudes que envolvem o uso de malware instalado em computadores de utilizadores que fazem transferências através do homebanking. Este software malicioso permite que terceiros alterem o IBAN dos beneficiários no momento da transferência. Mantenha-se alerta para evitar ser vítima deste tipo de fraude.

Se, após introduzir os dados da transferência no seu homebanking (mesmo utilizando a sua lista de beneficiários habituais), o ecrã do seu computador ficar estático ou mostrar uma mensagem a indicar ’em actualização’, ou se receber um pedido inesperado para instalar ou atualizar software, seguido de um bloqueio temporário do sistema, poderá estar perante uma tentativa de fraude. Durante este período, o infrator pode estar a alterar o IBAN para onde os fundos são destinados.

Antes de autorizar qualquer transferência, leia atentamente todos os detalhes na página de confirmação ou na SMS enviada pelo banco. Confirme especialmente se o IBAN corresponde ao que pretende.

Em caso de dúvida ou suspeita, interrompa imediatamente a operação e contacte o seu banco através dos canais habituais. Se detectar que foi vítima de uma fraude após realizar uma transferência, informe também as autoridades policiais competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público. Solicite ao seu banco novas credenciais de acesso ao homebanking, se necessário.

Para prevenir, aceda sempre ao site oficial do seu banco digitando diretamente o endereço electrónico na barra de endereços (evite usar motores de busca), assegure-se de que o endereço começa por ‘https://’ e que um cadeado é visível. Nunca clique em links desconhecidos, não abra mensagens suspeitas, não divulgue informações pessoais, credenciais de acesso ao homebanking ou códigos de autorização enviados pelo banco para o seu telemóvel.

Para mais informações consulte o comunicado do Banco de Portugal aqui.